Psicóloga Clínica e Hospitalar
CRP 06/97686
   Casa            Qual profissional procurar

Diferenças entre Psicólogo,  Psicoterapeuta, Psicanalista e Psiquiatra.  

 

O termo “psi”, bastante utilizado pelas pessoas, muitas vezes pode ser norteado de confusão quanto aos seus significados, principalmente quando se refere aos profissionais indicados por este termo: psiquiatra, psicólogo, psicoterapeuta e psicanalista.

 
Para esclarecer suas dúvidas, segue um breve resumo para ajudá-lo a compreender as diferenças.
 
Psiquiatra
O psiquiatra é um profissional com formação em medicina, especializado em psiquiatria. Faz tratamento de disturbios mentais como, por exemplo, esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, bulimia, anorexia, depressão grave, dependência química.  Ele trata as doenças mentais utilizando-se principalmente de remédios específicos, para minimizar o sofrimento do indivíduo. Aliás o psiquiatra é o único profissional desta lista apto a prescrevê-los.

Psicólogo
A formação de um psicólogo é feita ao longo de 5 anos no curso superior de psicologia. No decorrer destes, a teoria é complementada por estágios supervisionados que o habilitam à prática. O psicólogo pode atuar em diversas áreas como psicologia clínica, educacional, hospitalar, social e organizacional. O psicólogo clínico está apto a tratar transtornos mentais de toda ordem por meio da terapia, mas náo faz uso de medicamentos. Quando é aplicável, complementa e auxilia no tratamento realizado com o psiquiatra.
 
Psicoterapeuta
O psicoterapeuta não tem uma formação superior específica ainda que, a maioria deles, seja psicólogo. No tratamento segue uma teórica específica como a gestalt-terapia, a terapia cognitivo-comportamental, a junguiana, a Reichiana, entre outras. Cada uma, guarda sua particularidade. Normalmente trabalha com um número de sessóes determinado e propõe um tratamento mais pontual e rápido.
 
Psicanalista
De acordo a Associação Internacional de Psicanálise (IPA), para se tornar psicanalista é necessário que o profissional tenha formação em medicina ou psicologia, além de exigir uma formação específica e também que esteja vinculado a alguma sociedade psicanalítica. A prática do psicanalista, diferente de qualquer outra teoria, é baseada na investigação dos conteúdos inconscientes como, por exemplo, os sonhos e atos falhos. Náo propõe somente um auxílio a questóes pontuais, mas uma descoberta interior mais profunda
.
 
 
 

 

 

Consultório Campinas
Rua Antônio Cesarino, 555, Edif. Liberal, sala 82
Cambuí - Campinas (SP) - CEP 13015-291
(19) 3027-2345 / (19) 98235-9195
Consultório São Paulo
Av. Brig. Faria Lima, 1811, Edif. Cepavi, sala 806
Jardim Paulistano - São Paulo (SP) - CEP 01452-001
(11) 99602-7573